Tunnel Rats - O inesperado


Se há algo que eu não estava à espera, ao ver o "Tunnel Rats", realizado por Uwe Boll, é que o filme fosse bom. Antes pelo contrário, já esperava que fosse mais um filme com uma direcção artística péssima, a história foose horrível e os diálogos maus. Curiosamente, encontrei precisamente o contrário, Uwe Boll realizou um filme de guerra sério, alías, quase podemos chamar ao filme um ensaio sobre a guerra, a sua futilidade e o seu horror. O filme até incomoda um pouco por causa da sua abordagem claustrofóbica e visceral mas isso, num filme como este, é esperado, mais que isso, é até necesário.

O Argumento

Em plena guerra do Vietname acompanhamos a chegada de novos recrutas a uma unidade do exército norte-americano, uma unidade de "Tunnel Rats", homens cuja missão é infiltrar-se em túneis dos Vietcong e matar os inimigos que lá encontrarem. Estes túneis são verdadeiros complexos subterrâneos sem qualquer luz, que se extendem por vários kilómetros, que estão carregados de armadilhas e que só têm espaço para que um adulto consiga rastejar através deles.
O filme depois mostra ambos os lados do conflito e não tem medo de mostrar mortes. Não é nenhum "Black Hawk Down", no sentido em que meia dúzia de soldados americanos mata uma quantidade quase inacreditável de inimigos. Quanto muito é o contrário, meia-dúzia de Vietcongs que matam uma quantidade razoável de inimigos. Os actores não são maus mas as personagens são um bocado estereotipadas.

Michael Paré e os seus homens preparam-se para os túneis

A não perder

1 - O ambiente claustrofóbico dos túneis
2 - A morte de Michael Paré
3 - A armadilha de água
4 - A empalação
5 - A cinematografia
6 - A banda sonora
7 - O final do filme

Conclusão

O melhor filme que alguma vez vi de Uwe Boll, tão bom de facto que até custa a crer que é um filme do mesmo homem que realizou um Alone in the Dark. Vejam o filme porque é daqueles que merece ser visto. No entanto chamo a atenção de que é um filme de guerra bastante visceral portanto é preciso ter estômago para o ver. Não é nenhum Platoon mas é bom filme de guerra.

Ficha Técnica
Título: "Tunnel Rats"
Ano: 2008
Realizado por: Uwe Boll
Duração: 92 minutos
Trailer: Youtube

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial